terça-feira, dezembro 02, 2008

 

Solidário com os professores

É um autêntico embuste o que se passa com a política educativa deste Governo.

Desde as indicações sobre o cumprimento dos programas, a criação do professor do ano, o simplex, as “novas oportunidades”, o estatuto dos alunos até ao chamado “modelo de avaliação” é um “folclore” de publicidade enganosa.

A Ministra da Educação trata-nos como mentecaptos e utiliza argumentos contraditórios: quer negociar sem condições prévias, mas impondo as suas prévias condições; fala em avaliação, mas o que pretende é uma classificação de serviço; propagandeia a defesa do mérito, mas estabelece quotas; diz privilegiar a competência, mas cria obstáculos à carreira dos professores para diminuir custos; fala em autonomia das escolas, mas estabelece hierarquias e, arbitrariamente, divide os professores em titulares e não titulares; proclama o diálogo e leva a guerra às escolas.

Esta equipa ministerial desconhece a vida das escolas, os problemas sentidos na aprendizagem, é incompetente e não dialoga. O seu autismo é responsável pelo desprestígio dos professores, o baixo nível das aprendizagens e pelo facto das escolas se tornarem, hoje, num local de desencanto, de perda de sentido do Futuro e até perigoso.

Espera-se que a greve dos professores se torne na necessária pedrada no pântano desta política educativa. É necessário alertar muitas consciências, que ainda andam adormecidas, para o embuste em que se tornou a politica educativa deste Governo e no mal que ela está a criar ao futuro dos nossos filhos.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?