quarta-feira, novembro 26, 2008

 

Tanta confusão, para quê?!...

A Ministra da Educação conseguiu o milagre das rosas. De um modelo de avaliação já fez surgir três. No último, não só prescinde do sucesso dos alunos, como também das competências didáctico-científicas dos professores.

Continua a chamar a isso um modelo de avaliação, mas do que se trata é de uma obscenidade, pois esconde, com a ideia de avaliar o mérito, a obsessiva vontade de “domesticar” os professores com uma burocracia confusa, a criação de cotas para reter no nono escalão 60% dos professores e a divisão da classe em duas: a dos titulares e a dos não titulares.

O resultado de tudo isso é evidente: as escolas estão em guerra civil, a discórdia entre pais, professores e alunos prolifera e já destruiu as potencialidades da aprendizagem deste ano escolar.

Entretanto, na sua retórica propagandística, o Primeiro Ministro acaba de proclamar o seu “amor à educação”, mas não tira conclusões da situação que se vive hoje no ensino: deixa que o sistema se degrade de tal forma que só os “gatos fedorentos” conseguem nele viver, conforme se pode ver aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=XqaP5P5f88o

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