sábado, novembro 01, 2008

 

Oh Eça, vem cá abaixo ver isto!... Ou mudo de nome!

Reuni a família, consultei os amigos e pedi opinião aos cientistas -- os da política que, como se sabe, se tornou na única ciência certa. Ninguém me conseguiu explicar por que é que Sócrates (não o Filósofo mas o pregador do reino de deus) faz tanta propaganda ao magalhães, um computador infantilizado, envolto em suspeitas de contrafacção e pensado para a canalhada.

Eu sei que, como faria o Dâmaso Salcede d’ Os Maias, o nosso Primeiro associou o dito computa a um só magalhães, o tal Fernão Magalhães que, segundo historiadores espanhóis, (sempre mais rigorosos que os portugueses) foi pirata, desleal a D. Manuel e se aproveitou das confidências de Francisco Serrão para fazer uma viagem de circum-navegação e vender a D. Carlos V de Espanha por novos mundos, mundos já conhecidos.

Eu sei que faz parte do “sangue” deste tipo de magalhães levar a banha de jibóia, o virus informático, a contrafacção e outras piratices a navegar por feiras de velhos mundos.

Eu sei que Platão já tinha referido na República que o seu mestre, o verdadeiro Sócrates, tolerava a mentira aos chefes de regime, já que considerava que o povo, com pouca memória, não se apercebe da verdade e falar-lhe com essa preocupação é inútil.

Sei tudo isto, mas também sei que os verdadeiros Magalhães, como Filipe Magalhães, jurista, Teixeira Magalhães, teólogo, Gabriel Magalhães, missionário, Alfredo Magalhães, médico, Jacinto Magalhães, cientista, etc., etc. foram todos homens de rigor e de bons costumes, fazendo com que Magalhães nada tenha a ver com a pirataria, o negócio da contrafacção, feiras de bugigangas ibero-americanas ou a propaganda da banha de jibóia.

Sei tudo isso e, por isso, espero que Eça desça cá abaixo e veja como vai esta “choldra”. E é com esta esperança que não mudo de nome e não vou trair os Magalhães que, como verdadeiros cavalheiros, tiveram sempre o sentido de Estado e a verdade como virtudes iguais à honra.

Comments:
Caro 'Primo de Amaramte';

Bem haja por lavar o nome e a honra da Família! ;)

Um abraço da prima de Lisboa no concelho de Oeiras.

I.
 
Obriga, querida Prima. Não pertencetemos aos magalhufas dos tin,tim
 
mas também tens o José Magalhães, que vale por todos os outros...

abraços
 
V.Exª não tem a noção da galinhola.

A bem dizer-se podia bem mudar o nome para Cisco Kid, que também disparav em todas as direcções, mas tinha até um ar patusco.

Se é que V.Exª lia o "Cavaleiro Andante", casa desse grande expoente do oeste.
 
Obrigado pelo tratamento diferencial, exmo anónimo. Vindo de um anónimo é como a deferência viesse de uma incomensurável multidão!
 
Nunca orientei a minha postura por conveniências, mas por princípios. Há para aí muita gente que pensa que o exercíco da cidadania é instrumental,só se devendo criticar os que, eventualmente, não pertencem ao nosso "clube". Mas esse é o código de honra das máfias.E lemrambram-se da inquisição?!... Podia haver piedade para com os ateus, mas não havia para com os herejes. Esses é que estragavam tudo:punham em causa uma religião persecutória e sangrenta! Ou seja, o contrário do que deveria ser o soicialismo, desculpem, a religião!
 
Ao vir aqui, com esta polémica em andamento, não posso deixar de fazer estes comentários:

a) Deve ou não o primeiro ministro fomentar as exportações?

b)Está ou não dentro do seu âmbito de competências tal desiderato?

Julgo que sim. Julgo também que pouco tem sido feito neste domínio até aqui. é claro que se a operação de chrme tiver sucesso todos louvaremos a posteriori tal cenário.

É óbvio que os governos pouco têm apoiado as empresas neste incentivo indo a este extremo de um primeiro ministro aparecer como que delegado de propaganda...

Foi excessivo? Talvez...
Mas que está adentro da sua esfera de competências, está!

Espera-se que faça uma forcinha e «venda» também: cortiça, turismo, fado, futebol, vinhos,enfim, tudo aquilo que possa meter na sua «mala de caixeiro viajante» (como disse com ironia o Boticário de Província» no seu saboroso blogue...

Honi soit qui mal y pense!
 
Que Sócrates fomente as exportações é até uma obrigação sua, mas que transforme uma cimeira de chefes de Estado e de Governo numa espécie de feira dos "tupperware" é demais!!! E que infantilize os seus assessores, dizendo que usam o “magalhães da canalhada”, parece-me ridículo!

Além disso o computador não é genuinamente português, nem sob o ponto de vista tecnológico nem sob o ponto de vista dos seus componentes. Não é o Nokia dos lusitanos!

Sócrates gosta de imitar a propaganda dos feirantes e falta-lhe sentido de Estado. É uma questão de escola. Nenhum grande político faria a figura que Sócrates faz!
 
Cá para mim ninguém me tira da ideia que este nome de Magalhães foi posto pelo governo não a pensar no Fernão mas sim no José Magalhães lá do governo dele.
 
Ó Neca, por que não passas a escrever o teu nome com letra pequena, para não te confundires com o computador do Sócrates?
 
Ó Neca não sabes que os nomes de pessoas escrevem-se com letra grande e só nos (a)objectos é que se usa letra pequena?
 
Caro primo de amarante, estamos feitos com os anónimos e os necas (com letra pequena!)
Abraço
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?