quarta-feira, outubro 08, 2008

 

Não se aguenta mais!...

A forma como esta Ministra da Educação tem tratado os professores (Ministra que praticamente não sabe o que é uma escola, pois andou de ano sabático em ano sabático, até passar de professor primária a professora universitária), está a dar os seus resultados.

Os professores, submersos nas escolas por uma irracionalidade burocrática e esquizofrénica, sem possibilidades de erguer a cabeça para com dignidade e sentido profissional preparar e programar o objecto da sua profissão (ensinar), vão pedindo a sua reforma antecipada.

Refere o JN: "Em 2008 já se reformaram quase quatro mil professores e educadores de infância. E, apesar de perderem regalias, cada vez mais optam pela reforma antecipada. Só no mês passado houve 510 docentes a reformar-se (…) Em média reformam-se à 400 professores por mês”.

Naturalmente, a propaganda de Sócrates fala de um outro realidade, mas o que se passa neste País não deixa dúvidas: a vida de professor é um calvário e já ninguém gosta de exercer esta profissão.

Sem professores que gostem da sua profissão, que sentido fará uma escola, que referências ficarão para os alunos?

Sócrates não sabe o que é isto: passou pela Universidade Independente e fez exames por fax. Mas, quem tem a memória dos tempos de escola, do significado que teve para a sua vida os professores que davam testemunho de gostarem da sua profissão, não ignora as perversas consequências desta política da educação.

Dizem-me que o mesmo está acontecer, nos Centros de Saúde, com os médicos. É natural!... Este Governo não estimula quem serve o País e só é bom para os boys que rodopiam o centrão que nos vai (des)governando.

Comments:
Caro Primo João;

Nunca mais cá chegava, tive que vir de comboio! :)

Este assunto causa-me imensa tristeza, e já tanto foi dito que nem sei que mais diga...

A política deste governo e deste ministério da educação chamado é economicista e, quando se reduz a educação/instrução dos futuros homens do país a meras questões economicistas 'alguma coisa está podre no reino da Dinamarca'...

A falta de exigência e de rigor dos programas do ME, - leia-se facilitismo - está a contribuir para uma sociedade de iletrados, de analfabetos funcionais. Talvez essa seja a questão: o povo inculto é mais facilmente manobrado/domado/conduzido...

Deixo um abraço e renovo aqueles 'PARABÉNS'.

I.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?