sexta-feira, outubro 03, 2008

 

BPN já cobra comissões na sua rede de ATM PAULA CORDEIRO

São apenas 77 caixas automáticas, de um universo de 13 mil ATM, mas pode ser um precedente importante.
Quem levantar dinheiro na rede NetPay paga como se estivesse no estrangeiroLevantar dinheiro numa caixa automática pode dar direito ao pagamento de uma comissão. Isto se o consumidor o fizer numa das 77 ATM da rede NetPay.
A revelação da cobrança desta comissão é feita pelo próprio dono da rede NetPay - o Banco Português de Negócios (BPN).
Em resposta a um e-mail que circula na Internet, o banco emitiu um esclarecimento explicando que são aplicadas taxas se o levantamento for feito com "cartões com a marca Multibanco e que são normalmente emitidos sob uma insígnia internacional - Visa ou Mastercard - que funcionam a crédito e a débito (vulgarmente designados por duais ou mistos) e permitem que em ATM Sibs (Multibanco) o cliente possa efectuar levantamentos a débito (default) ou a crédito".Ora, estes cartões correspondem a mais de 90% dos que circulam em Portugal, ou seja, cerca de 18 milhões.

Trata-se daqueles que ostentam a marca Multibanco e são também Visa/Electron ou Mastercard/Maestro. Permitem levantar dinheiro a débito em Portugal e no estrangeiro e funcionam como cash-advance (levantamento a crédito), operação sujeita a comissão.No caso dos levantamentos feitos com estes 18 milhões de cartões nas 77 ATM da rede NetPay, estes "são considerados pelas entidades emissoras dos cartões como cash-advance e são comissionados como tal pelas entidades emissoras dos referidos cartões".

A NetPay não usa o processador nacional, a Sibs, e processa as suas operações no exterior. O BPN, que não adianta o valor da comissão, diz que estas são cobradas pela Visa ou Mastercard. Mas não alerta os utilizadores da sua rede de ATM para o facto de estarem a pagar uma taxa sobre a operação.

DN de hoje, dia 3 de Out.

Comments:
Por vezes a comunicação social escre, escreve, e volta a escrever sem ter noção mínima do que está a transmitir aos seus leitores.
Então o BPN é que cobra comissões de levantamento????????????
Há que ter em atenção que quem cobra as comissões são os BANCOS EMISSORES DOS MESMOS, isto porque, esses bancos emitem cartões só a pensar na rede multibanco, esquecendo-se que existe em Portugal a rede Netpay, logo, o cartão ao efectuar a transacção detecta que a rede não é a Multibanco e considera ser no estrangeiro.
Não vale a pena bater mais no BPN, porque neste caso foi este banco que levou à baixa das comissões cobradas aos comerciantes, antes a débito eram cobrados por 3% e a Crédito a 5%, e o boicote constante de outras instituições levam a causar estes pequenos problemas que depois são incutidos ao BPN.
Não sou advogado de defesa, mas reconheço claramente que a entrada de um novo sistema beneficiou todo o país.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?