sexta-feira, agosto 15, 2008

 

Mais uma luz de esperança se acende na América latina!

O ex-bispo católico Fernando Lugo, partidário da Teologia da Libertação, colaborador de Leonidas Proaño (conhecido pelos equatorianos como "o bispo dos pobres"), admirador de Leonardo Boff e de Dom Helder da Câmara, simpatizante dos governos de Hugo Chávez, Evo Morales e de Rafael Correa assumiu, hoje, a presidência do Paraguai, numa cerimónia presenciada por nove chefes de Estado da região. Entre uma multidão de camponeses, operários e muitas organizações sociais de base indígena, també se viam na cerimónia personalidades como o prémio nobel da economia, Joseph Stiglitz, o sacerdote e poeta nicaraguense Ernesto Cardenal e o escritor uruguaio Eduardo Galeano.

Fernando Lugo não renegou a sua condição de sacerdote católico e pediu ao Papa Bento XVI a suspensão "a divinis" do episcopado para desenvolver a campanha eleitoral para a presidência da República do Paraguai. Ganhou as eleições e recebeu a dispensa do seu munus religioso, tornando-se mais um presidente de esquerda da América Latina.

O Paraguai é rico, entre outras reservas, em manganês, cobre, feldspato, mica, talco e ferro.

É muito possível que o nosso primeiro, José Sócrates, muito vocacionado para o papel de "caixeiro-viajante de empresários",se apresse a visitá-lo, a tratá-lo por tu e a fazer uma caminhada matinal com o “velho amigo”. Tem, entretanto, um pequeno problema a resolver: o seu estilo socialista é muito diferente do de Fernando Lugo.

E isso é bem patente, inclusivamente, na forma como cada um se veste. O actual presidente do Paraguai apresenta-se nas cerimónias oficiais com uma discreta camisa branca, calças cinza e sandálias, tal como habitualmente se veste. O nosso Primeiro, preocupando-se em continuar a ser uma das 250 personalidades que melhor veste no mundo, terá muita dificuldade em aparecer nas cerimónias oficiais de sapatilhas, calções e camisola da nike ou, então, de sandálias, calças de ganga e camisa branca, sem gravata nem casaco.

Talvez, por isso, a incomensurável distância entre a credibilidade do socialismo de Sócrates e a de Fernando Lugo para os respectivos povos!

Comments:
Eu acho que o Sócrates deve ter uns pés muito feios para aparecer de sandálias...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?