sexta-feira, agosto 15, 2008
Mais uma luz de esperança se acende na América latina!

Fernando Lugo não renegou a sua condição de sacerdote católico e pediu ao Papa Bento XVI a suspensão "a divinis" do episcopado para desenvolver a campanha eleitoral para a presidência da República do Paraguai. Ganhou as eleições e recebeu a dispensa do seu munus religioso, tornando-se mais um presidente de esquerda da América Latina.
O Paraguai é rico, entre outras reservas, em manganês, cobre, feldspato, mica, talco e ferro.
É muito possível que o nosso primeiro, José Sócrates, muito vocacionado para o papel de "caixeiro-viajante de empresários",se apresse a visitá-lo, a tratá-lo por tu e a fazer uma caminhada matinal com o “velho amigo”. Tem, entretanto, um pequeno problema a resolver: o seu estilo socialista é muito diferente do de Fernando Lugo.
E isso é bem patente, inclusivamente, na forma como cada um se veste. O actual presidente do Paraguai apresenta-se nas cerimónias oficiais com uma discreta camisa branca, calças cinza e sandálias, tal como habitualmente se veste. O nosso Primeiro, preocupando-se em continuar a ser uma das 250 personalidades que melhor veste no mundo, terá muita dificuldade em aparecer nas cerimónias oficiais de sapatilhas, calções e camisola da nike ou, então, de sandálias, calças de ganga e camisa branca, sem gravata nem casaco.
Talvez, por isso, a incomensurável distância entre a credibilidade do socialismo de Sócrates e a de Fernando Lugo para os respectivos povos!