quinta-feira, junho 26, 2008

 

O pântano já se tornou obsceno!

Nos últimos tempos, a degradação da Justiça tem-se acentuado. Hoje foram mesmo agredidos dois juízes em Santa Maria da Feira.

São muitos os factores que contribuem para o descrédito da Justiça: para além da degradação das condições de trabalho dos juízes, de leis mal feitas e inoperantes, da lentidão (desprestigiante da justiça), da ineficácia da mesma pela prescrição de processos, há ainda casos que nos arrepiam, como foi, por exemplo, o facto de um Avelino Ferreira Torres, em pleno julgamento e à porta do Tribunal, perante a rádio, os Jornais e a TV, dar largas ao achincalhamento dos juízes e da Justiça, sem que nada de substancial lhe tenha acontecido que se conheça.

Este sinal público de que “vale tudo”, naturalmente terá reflexo em outros arguidos.

Mas Avelino ainda consegue ir mais longe: a lei permite-lhe que despreze as decisões das sentenças dos Tribunais que o condenaram por corrupção e abuso de poder, enquanto presidente da Câmara do Marco, e, contando com a prescrição dessas sentenças que continuam “ad eternum” em trânsito, faz, durante mais um julgamento por crimes semelhantes, o anúncio da sua candidatura a essa mesma Autarquia.

A crise da Justiça não pode ser por isso dissociada da credibilidade da política e do esvaziamento do prestígio e do papel das instituições.
O pântano já se tornou obsceno. É preciso por cobro a esta situação!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?