segunda-feira, junho 09, 2008

 

Nem só de barragem se “faz energia”

A senhora que passa junto ao rio Tâmega ficaria submersa, se a construção prevista (no Plano Nacional de Barragens de que Fridão faz parte) de um açude imediatamente a jusante da cidade de Amarante já estivesse concluído.

A foto não deixa dúvidas! Podem certificarem-se disso, clicando: http://poramarantesembarragens.blogspot.com/

E que importância terá a barragem de Fridão para a satisfação das carências energénitas em Portugal?!... Muito pouca, por certo! No entanto, o seu impacto sobre a Cidade de Amarante será enorme. Imaginem a perversão que a quantidade de água parada (até à cota em sublinhado na foto) irá provocar!

Imaginem os cheiros nauseabundos que isso vai desencadear, os prejuízos que isso vai causar para o turismo, a qualidade da vida, património ambiental, histórico e paisagístico da Cidade de Amarante!

Será razoável que deixemos para os nossos filhos, como herança da nossa cobardia e comodismo, essa desgraça económica, social, patrimonial e ambiental?!... O que dirão de nós?!..

Mas os marcoenses também não podem ficar indiferentes. As águas verdes e sujas vão ter um efeito de acumulação em Canaveses e o belo passeio que está a ser feito nas margens do Rio vai desaparecer. Mas ainda o pior é imaginar-se um rebentamento (sempre possível) dos diques que vão conter as águas.

O problema do custo da energia a todos nós preocupa. Mas haverá dinheiro que pague os enormes prejuízos que a barragem de Fridão vai causar ao nosso Futuro, ao futuro do desenvolvimento economico de amarante e ao bem-estar dos amarantinos?!...


E há alternativas : basta que se construam mais 40 eólicas.

Façam isso (e integrem as eólicas num plano nacional que respeite o impacto ambiental) e deixem os nossos filhos sentirem-se honrados com a beleza de Princesa do Tâmega.

Subscrevam a petição em:

http://www.petitiononline.com/PASB2008/petition.html

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?