sábado, junho 21, 2008

 

Alheados da pobreza!...

O Vale do Baixo-Tâmega tornou-se uma das regiões mais pobres do País.

Um estudo recente sobre os oito concelhos que o compõem (Amarante, Baião, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira e Penafiel) revelou que esta é a região mais deprimida do País.

Mais de 20 mil entre os 470 mil habitantes destes concelhos não têm trabalho ou têm trabalho precário, mas não ganham o suficiente para subsistir sem dívidas e dificuldades.

Representam o crescimento dos "novos pobres" , os abandonados pelas políticas sociais e vítimas duma exploração e exclusão que surgiram nos últimos tempos.

Para apresentação deste estudo, a Rede Europeia Anti-Pobreza convidou todos os presidentes das Câmaras desta região, mas só compareceu um, e um outro presidente de câmara fez-se representar. Tal circunstância deixa bem claro por onde andam as preocupações dos nossos políticos locais, os presidentes de câmara.

Sob o ponto de vista do corpo social, uma parte da dignidade do humano a que pertencemos, aquela parte que configura a injustiça que o pobre traz consigo, está abandonada pelo poder local.

Não se importando com essa outra parte do corpo social, da que constitui a grande maioria de uma comunidade, alheando-se do estado de depressão e diminuição da dignidade que a pobreza cria, o que poderemos pensar destes autarcas?!..

Comments:
Bela foto! Ai a velhice desvalida! Também nós temos medo que um dia ao lá chegar passemos por vergonhas e misérias...
já não produzimos, já não "prestamos" para nada... linda sociedade!
 
É verdade, caro Amigo: a velhice é incontornável, mas poderia ser levada com outro rosto!
 
Interessante a falta de comparência dos xôs presidentes de câmara ao evento. Abelhinha anónima informou-me que ficaram em casa a rabiscar discursos sobre velhice e pobreza para botar faladura em próximas eleições autárquicas...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?