sábado, maio 03, 2008

 

Por Amarante, sem barragem:

Amarante, Princesa do Tâmega, está a ser ameaçada pela construção de uma barragem hidroeléctrica reversível em Fridão. O que significa isso?

Terá um açude a cerca de três quilómetros a jusante da barragem para acumular água que será depois bombeada para voltar a alimentar a barragem.

Para possibilitar o funcionamento da barragem do Torrão à cota 65 está também prevista a construção de outro açude a jusante de Amarante.

Amarante deixará de ser a Princesa do Tâmega, porque as águas do seu Rio deixarão de correr livremente.

O rio desaparecerá e o no seu lugar ficará um lago de águas mortas, emparedadas entre dois açudes e duas barragens e sem margens verdes.

As consequências desta situação são fáceis de prever para a qualidade de vida da gente de Amarante e para o seu património natural e paisagístico.

Tem razão Hugo Silva, quando no seu blog
http://poramarantesembarragens.blogspot.com/ escreve:

Duzentos anos depois de incendiada pelos franceses, estará Amarante condenada a sucumbir perante a sobranceria da política de um governo que afronta os valores ambientais, patrimoniais, históricos, económicos e paisagísticos desta cidade, para servir de bandeja os interesses das grandes empresas da construção civil e obras públicas? Que respondam os amarantinos.”

Se gosta de Amarante e defende a beleza natural que o Rio Tâmega lhe dá, subscreva a petição:

http://www.petitiononline.com/PASB2008/petition.html

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?