terça-feira, janeiro 08, 2008

 

Reforma no sistema de saúde

O “Prós e Contras”, de ontem, sobre a Reforma do Sistema de Saúde teve, como era esperado, pouco interesse para o esclarecimento do tema em causa, mas deixou claro alguns conceitos do Ministro da Saúde.

Ficamos a saber que para o Ministro decisões políticas não são decisões que visam o interesse da Polis, mas do partido do Ministro. Foi assim que aconteceu com o caso de S. Pedro de Sul. Antes que o Ministro informasse o autarca de S. Pedro do Sul, já o dirigente do PS, numa entrevista dada a uma rádio regional, anunciava a solução.

Com é, hoje, notório e evidente, os partidos deixaram de se justificar pelo que lhes dava sentido: tomar parte por um conceito ideológico do interesse comum.

Esvaziou-se dos partidos a ideologia que lhes dava sentido. Os partidos tornaram-se grupos de interesses com lógicas muito semelhantes às utilizadas pelas máfias. E só temos este contexto para entender aquilo que o Ministro entende por decisões políticas!


O resto, as comissões técnicas, servem de biombo que esconde a demagogia. Parece ser esse o papel que os políticos reservam aos técnicos especialistas. E o curioso é que eles (pessoas muito competentes, muito inteligentes e académicos) aceitam ser uma espécie de "palhaços da corte"!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?