sexta-feira, novembro 02, 2007

 

Para que serve esta Ministra?!...

Um partido ganha as eleições e a primeira coisa que pensa é entregar cargos aos seus apaniguados. É a entrega de um prémio e não a escolha de quem tenha saber, conhecimentos, competência e prática.

A escola pública é uma questão de Estado. Há muito tempo que defendo um provedor da escola pública. Precisávamos de alguém que pensasse os problemas da escola pública em termos de fazer cumprir um dever do Estado (consagrado na Constituição) e não como instrumento de propaganda deste ou daquele governo.

O que se passa com o Estatuto do Aluno é mais um exemplo bem elucidativo de um completo desfasamento do Ministério em relação aos problemas concretos das escolas.

Os alunos que faltam são os alunos dos bairros pobres, de famílias desestruturadas, de pais que têm preocupações mais importantes que as das ausências dos seus filhos à escola. Atacar este problema é ir à origem dele: é uma questão social que atravessa vários ministérios e o ministério da educação deveria ter audácia para encontrar formas de promover a sua resolução. Mas esta Ministra é uma funcionária do Governo e não uma responsável pela educação e aprendizagem em Portugal

Os antigos liceus foram escolas de grande prestígio. Por que a escola pública não o é hoje?!...

O economicismo reinante levou ao encerramento de muitas escolas e misturou num mesmo espaço escolar alunos de diferentes zonas residenciais. Não se teve o cuidado de fazer uma integração lenta e de forma pedagógica. Misturou-se numa mesma turma bons alunos com os alunos desmotivados e revoltados por terem sido forçados a mudar de escola. Ao mesmo tempo, desautorizou-se os professores, fizeram deles meros funcionários públicos (só lhes falta marcar o ponto à entrada) e da escola um “armazém” de guarda de meninos.

Ser professor passou a ser uma profissão de risco, sem qualquer prestígio e a escola pública um lugar perigoso.

É preciso outro paradigma para a escola: escolas mais pequenas, de proximidade, com mais autonomia, com programas mais flexíveis e com professores motivados.

Toda a gente vê isto, menos a Ministra. Para que servirá, então, esta Ministra?!...

Comments:
É muito difícil ser ministro da Educação. Não é a andorinha "ministerial" que pode fazer a primavera...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?