quinta-feira, outubro 18, 2007

 

Manifestação contra a flexibilidade sem segurança

Hoje e amanhã realiza-se uma importante cimeira dos líderes da EU, ocupada, essencialmente, com o seu Tratado.

Para protestar “contra a flexibilidade sem segurança, a desprotecção dos trabalhadores, o aumento da precariedade, a facilidade do despedimento, a redução dos salários reais e a limitação do papel dos sindicatos”, muitos milhares de pessoas vão concentrar-se, por volta das 15 horas, no Parque das Nações.

Tenho pena de não poder participar nesta manifestação. Entretanto, vou ouvindo e tentando participar nos vários debates promovidos pela Rádio e pela TV. Espanta-me alguma hostilização que é feita aos sindicatos. Naturalmente, todos nós poderemos fazer criticas aos sindicatos e entre elas não será de menosprezar o facto de haver dirigentes sindicais que permanecem ilimitadamente nos seus cargos, entravando a renovação de lideranças.

Mas uma coisa é limar aspectos negativos de funcionamento dos sindicatos e outra é ser ostensivamente contra a existência dos sindicatos. Confesso que não percebo! Será que as pessoas não entendem que os interesses dos empresários não coincidem com os dos trabalhadores e tendem a ser satisfeitos com a limitação, cada vez maior, dos interesses contrários!?...


São, por isso, necessárias estruturas que organizem os trabalhadores na defesa dos seus direitos. Sem sindicatos, abria-se o caminho á escravatura e acabava a democracia, não haja dúvidas. E a comprová-lo está aí um certo darwinismo social que já criou uma nova pobreza: os que têm emprego, mas cujo salário já não dá para sobreviver. E também por alguma razão já ressurgiram os “bufos” e os recados intimidativos às organizações sindicais.

Comments:
A voz do bom senso e da precaução. A flexissegurança na teoria parece plena de oportunidades, mas, na prática, creio que os trabalhadores terão menos garantias de estabilidade.
 
A flexissegurança é uma espécie de cesto para transportar àgua.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?