quinta-feira, outubro 11, 2007

 

Doris Lessing - Prémio Nobel de Literatura 2007

A escritora britânica Doris Lessing foi, hoje, a 11ª mulher a receber o Nobel de Literatura.

O Júri descreveu Doris como "a narradora épica da experiência feminina, que, com cepticismo, ardor e uma força visionária sujeitou uma civilização dividida ao escrutínio".

A escritora, que completará 88 anos no dia 22 de Outubro, sorriu com ironia ao ouvir as considerações feministas que atribuem à sua obra, comparando-a a Simone de Beauvoir, companheira de Sartre.

Doris Lessing nasceu no território da Pérsia, actualmente Irão, em 1919, sendo seu Pai, na altura, capitão do exército britânico. Viveu parte da juventude na então Rodésia (actual Zimbabué), o que marcou a sua obra. Pertenceu ao Partido Comunista britânico, do qual se afastou em 1956, após a repressão da rebelião húngara.

É considerada uma escritora de esquerda e algumas das suas obras estão traduzidas em português. Fala das tensões inter-raciais, da violência contra crianças, do colonialismo, dos movimentos feministas, etc.

"The golden notebook" ("O caderno dourado"), de 1962, é considerado a sua obra-prima: conta a história de uma escritora de sucesso em forma de diário íntimo. Um outro seu livro importante é "The good terrorist", que narra a vida de um grupo de revolucionários de extrema-esquerda. Em "Regresso para casa" (1957) denunciou o apartheid na África do Sul. Para além destas obras escreveu ainda: "Andando na Sombra”, "O quinto filho", "Debaixo da Minha Pele da Companhia das Letras", etc., etc.

Parabéns, Doris Lessing!

Comments:
Significativa e marcante foi a atribuição do Nobel da Paz!

Os contemplados merecem e são um alerta para toda a humanidade!

O planeta Terra agradece!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?