segunda-feira, outubro 01, 2007

 

Dia mundial da música

Não é por acaso que a música foi designada por arte das musas. É de facto um doce alimento da alma. Leibniz definia-a como um movimento aritmético oculto. Não pudemos esquecer que para os pitagóricos (que tanto influenciaram o filósofo de Leipzig) os números eram harmonias do espírito. E sempre os musicólogos entenderam a música como uma linguagem da alma, do que se passa no interior de nós mesmos.

A génese da música está na nossa própria natureza, no ritmo que faz a vida. Sem ritmo não há música e muito menos vida. Talvez, por isso, antes de se falar no direito á vida, Aristóteles falou do direito à percepção; isto é, do direito a encontrar o sentido das manifestações do espírito que a música traz. E nisso pode estar a partilha da alegria, da tristeza, da revolta, da angústia, do amor e do sofrimento.

A música é sempre a partilha de um ritmo e ao vivermos esse ritmo identificámo-nos com quem nos traz um mundo vivido num tempo musical-subjectivo.

Na música, o mundo vivido é sempre um mundo fraterno. Precisamos da música, porque só ela nos pode enxugar as lágrimas que o sofrimento, a alegria ou a tristeza fazem tantas vezes soltar da nossa própria alma.

Comemorar o dia mundial da música exige uma pausa. Aproveitem esse momento para partilhar comigo o diálogo musical que lhes proponho, clikando aqui: http://www.momentos-pps.com.br/ e façam Download onde os seus sentimentos indicar. Eu já o fiz no tema "LETRAS DE MÚSICAS" em: "VOCÊ PRECISOU DE MIM".
É que a música ensinou-me que depois de alguém precisar de mim eu senti que anteriormente, sem o reconhecer, já precisava dele. E isso é o mais belo da partilha da alma!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?