sábado, setembro 01, 2007

 

Justa homenagem

Hoje são as provas finais da Fórmula 1 do ar. Nenhuma circunstância seria mais oportuna do que esta para homenagear o comandante Sarmento de Beires.

Ficará patente, na Biblioteca Almeida Garrett uma exposição biobibliográfica sobre este pioneiro da aviação portuguesa, engenheiro militar, piloto (do "Cavaleiro Negro", do "Pátria" e do "Argos"), escritor, jornalista e democrata convicto.

José Manuel Sarmento de Beires nasceu em Lisboa, a 04 de Setembro de 1893, foi aluno do Colégio Militar e terminou o curso de Engenharia Militar da Escola de Guerra em 1916 no mesmo ano em que se apresentou na Escola de Aeronáutica Militar em Vila Nova da Rainha. Frequentou depois, em França, as escolas de Chartres, Chateauroux e Avord.

Colocado no grupo de Esquadrilhas de Aviação da República foi o primeiro português a realizar um voo nocturno. Planeou os raids aéreos portugueses, de 1924 a Macau e 1927 ao Brasil, que foram considerados como alguns dos feitos aeronáuticos mais importantes do século XX.

Conviveu com o professor Ruy Luís Gomes, esteve ligado ao MUD e conspirou contra Salazar, organizando a revolta de 26 de Agosto de 1931. Preso nos finais de 1933 e julgado pelo Tribunal Militar Especial em 1934 foi condenado a sete anos de desterro.

Fixou-se, durante parte do seu exílio, no Brasil onde manteve uma intensa actividade de jornalista, escritor, tradutor e cronista de guerra em várias estações de rádio durante a Segunda Guerra Mundial.

Dirigiu a revista Portugalia, que havia sido fundada por Ricardo Severo e Alberto Sampaio.


Em 1972, dois anos antes da sua morte, foi reintegrado na Força Aérea, com o posto de coronel.

Hoje, com um mar de gente a saudar o piloto britânico, Steve Jones, por ter conquistado o primeiro lugar do pódio da Red Bull Air Race, é reconfortante saber que José Manuel Sarmento de Beires também foi lembrado, tendo a Cidade homenageado o seu exemplo de profissional competente e cidadão responsável.

Comments:
Excelente blog.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?