quinta-feira, setembro 27, 2007

 

Espelho dos partidos

Refere Filipe Meneses: «em 24 horas, passam de 80 para 1200 militantes com as quotas pagas. Uma recôndita cidade da Amazónia de que nunca ninguém ouviu falar tem 200 militantes do PSD. Devem ser os índios yanomani, com certeza!...».

O que diz Filipe Meneses poderia dizer Marques Mendes ou outro dirigente dum outro partido. O PSD é o espelho dos partidos. Não me preocupa que um militante pague as quotas de outro militante. O tempo é de crise!!!.. O que me enoja é ouvir falar que há empresários que subsidiam campanhas internas de partidos, pagando passeios, almoços e quotas a militantes, sejam do PSD, do PS ou do CDS - dos que podem ser poder!

Votar é um acto que implica distanciamento, ponderação, reflexão e determinação consciente. Mas nos partidos é uma” faina obscura e obscena com regabofes” Quem não se lembra dos passeios pelo Douro acima, com almoço e viagens pagos a militantes que apoiassem determinado candidato à Federação Distrital do PS?!...

Este “obsceno regabofe” funciona como a técnica da cenoura para arrebanhar votos, mas nada tem a ver com a democracia.


Nunca se viu ser alguém penalizado por se servir deste expediente que acaba por colocar os partidos na mão de interesses privados. Até quando compensará a lógica, que vem dos partidos para a governação: “já ganhei, o resto que se lixe!"

Não admira, por isso, que muita gente já nada tenha a ver com os partidos: não se quer ver envolvida em eventuais espaços de “má fama".

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?