sábado, julho 14, 2007

 

Queda da Bastilha

Comemora-se, hoje. a “Queda da Bastilha”. Este acontecimento revolucionou a história do mundo e criou esperança num mundo melhor a milhões de seres humanos que se sentiam descriminados e explorados.

O dia 14 de Julho de 1789 marca o início do movimento revolucionário pelo qual a burguesia francesa, consciente de seu papel preponderante na vida económica e cultural, se determinou a conquistar o poder a um aristocracia apoiada numa monarquia absolutista e corrupta que se endividada para manter uma corte pomposa, rodeada de uma nobreza parasitária.

A França era nesta altura, finais do século XVIII, um país essencialmente agrário. A industrialização vai-se desenvolvendo, permitindo a formação de uma nova classe, a burguesia.

A sociedade está dividida em três grupos básicos. O clero é o Primeiro Estado, a nobreza, o Segundo, e os cerca de 95% restantes da população, que inclui desde ricos comerciantes até camponeses, formam o Terceiro Estado. E é este último que, estimulado pelos ideais iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade, se revolta contra os privilégios da minoria.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?