segunda-feira, julho 02, 2007

 

A prioridade das prioridades na Governação!

Há um ditado popular que diz: «se queres conhecer o vilão mete-lhe a vara na mão». Vilão tem aqui um sentido medieval, significando pessoa de baixa condição. Ora, como numa sociedade democrática, todos as pessoas são de igual condição, o ditado só pode ter o sentido que é expresso no Princípio de Peter: «numa hierarquia todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível mais alto de incompetência».

Mas, como a ideia de “confiança política” ou mais especificamente de “jobs for the boys” subverteu a subida na escala das diferentes categorias, colocando o incompetente directamente no topo, este tem a tendência de aplicar nas suas funções o primeiro corolário do Princípio de Peter: «trocar a ideia de competência pelo medo dela».

É neste contexto que os casos se vão sucedendo: afastamento de Charrua, o processo movido ao prof. João Pedro Caldeira, autor do blog “portugalprofundo”, a demissão da directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho, a determinação dada pela coordenadora do Sub-região de Saúde de Castelo Branco, em ordem interna, para ser aberta pelos serviços a correspondência dos funcionários, etc., etc-.

Tudo isto se harmoniza com o segundo corolário do Princípio de Peter: «À medida que o Princípio de Peter invade as nossas instituições mais importantes e mais pessoas vão atingindo os seus níveis de incompetência, mais aumenta a necessidade da sua regulamentação”.

Os funcionários incompetentes, os serviços de “bufos”, etc., etc., devem ser regulamentados. É que, como diz o terceiro corolário do Princípio de Peter, «as regras não originam competência, mas protegem a organização, mesmo quando os regulamentos proliferam na sua própria e complexa hierarquia de incompetência».

Desta forma, se atingirá o último corolário do Princípio de Peter: «a “nata” deve subir até ficar azeda».

Esperamos que este receituário seja a prioridade das prioridades na Governação! É preciso que esta “nata” vá azedando e até cheire mal, para que alguma coisa de importante possa mudar.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?