domingo, julho 08, 2007
Marc Chagall

Marc Chagal nasceu na Bielorrússia a 7 de Julho de 1887.
Aprendeu com um retratista não só as técnicas de pintura, como a gostar e a exprimir a arte. Frequentou a Academia de Arte de São Petersburgo.
Em Paris (cidade-luz) entrou em contacto com as vanguardas modernistas e conheceu Amedeo Modigliani , La Fresnay e Guillaume Apollinaire, de quem se tornou grande amigo
Nesta altura, Chagall pinta dois dos seus mais conhecidos quadros: Eu e a aldeia e O Soldado bebé, pintados em 1911 e em 1912, respectivamente.
Após a explosão da guerra (1914), Marc Chagall regressa à Rússia e é mobilizado para as trincheiras dos combates.
Depois da Revolução Socialista, que pôs fim ao regime autoritário czarista foi nomeado comissário para as belas artes e inaugurou uma escola de arte. Mais tarde demitiu-se do cargo e regressou a Paris, onde iniciou mais um período de grande produção artística, tendo, inclusivamente, ilustrado uma Bíblia e Fábulas de La Fontaine. São também deste ano as suas primeiras paisagens.
Em 1935, com a perseguição dos judeus e com a Alemanha prestes a entrar em mais uma guerra, começa a retratar as tensões e depressões sociais e religiosas que sentia na pele, pois também era judeu.
Segue o percurso dos intelectuais do seu tempo, refugiando-se nos Estados Unidos. Só dois anos depois de ter terminado a segunda guerra mundial é que regressa definitivamente a França.
Faleceu em Saint-Paul-de-Vence, no sul da França, em 1985. Foi um dos melhores pintores do séc. XX.
Recordemos a sua obra em:
http://www.famousartistsgallery.com/gallery/chagall-fc.html