sexta-feira, julho 20, 2007

 

Crise ou enfermidade?!...

Santana Lopes apela à reflexão sobre o caminho futuro do PSD. Paulo Portas está em quarentena para preparar o seu caminho futuro. Sócrates e António Costa julgam que estão no bom caminho. José Miguel Júdice pensa que a fusão do PSD com o CDS é o único caminho para a direita alcançar o poder.

Como se vê, há só um caminho a preocupar os políticos: o do poder e dos seus jogos. E é nisto que julgam residir a crise. Mas a crise não é do caminho dos partidos: nesse caminho só correm os interesses de uma oligarquia dividida em facções que travam uma renhida luta por pedaços da “esfera pública”.

A crise existe de forma clara e notória na questão da representatividade da pequena e média burguesia. Esta classe, que deu sentido aos partidos do centrão, está proletarizada e abandonada: não tem quem represente a defesa das suas expectativas, preocupações e problemas.

Tal como aconteceu à criança que foi lançada fora com a água que a lavou, assim aconteceu à pequena e média burguesia, com o seu lançamento ao abandono por parte dos partidos que criou.

Um darwinismo social foi enfraquecendo a Nação, configurada nas expectativas duma maioria formada pelo proletariado e pela pequena e média burguesia. Esta grande maioria ficou sem quem a represente e, por isso, perdeu o sentido de votar, de ouvir a retórica publicitária do Primeiro-ministro e, muito menos, da curiosidade pelo debate do estado da Nação.

A crise não é dos partidos, mas de sentido para a Nação, a política, o Estado e a própria democracia.

Não há uma crise, mas uma enfermidade.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?