sábado, junho 23, 2007

 

Viva o S. João!

Os festejos de S. João na cidade do Porto perdem-se no tempo, mas só no sec. XX, graças a um referendo promovido pelo Jornal de Notícias, o dia 24 de Junto se tornou num feriado da Invicta. E esta história é curiosa: revela, de forma clara, a importância da comunicação social na interpretação dos anseios das populações.

É pena que, hoje, em democracia, os responsáveis políticos da Cidade pensem que os media só servem para promover a sua imagem e vontade; e se incompatibilizem com um Jornal que sempre se identificou com as aspirações dos portuenses..

Hoje, o S.João do Porto perdeu muito das suas características tradicionais: as fogueiras, os alhos-porros, os bailaricos de rua e a tradição das cascatas de S. João já quase desapareceram.

“Ó meu S. João do Porto,
quando chegas está tudo morto pra nas fogueiras saltar!
Ai, meu S. João do Bolhão e Fontainhas,
das cascatas enfeitadinhas e dos balões pelo ar!...”

Restaram os bailaricos nos bairros, sociais, a sardinha assada nas Fontainhas e uma multidão de pessoas que, em magotes, passam a noite a bater com martelos de plástico uns nos outros.

E divirtam-se com martelos de plástico ou alhos-porros! Sobretudo com alhos-porros, antes que apareça por aqui um Berlusconi que considere o alho-porro um produto antidemocrático. E não se espantem, se isso acontecer!!!...

É que o S. João do Porto já se plastificou.

Tenham todos um bom S. João!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?