domingo, junho 17, 2007

 

O “truque” é antigo!

O Presidente da República começou a demarcar-se do Governo, Mário Soares avisa que a arrogância e a ausência de diálogo não são formas de governar em democracia e Sócrates é vaiado no 10 de Junho e, agora, em Abrantes.

A economia não “aquece” (como agora se diz), o desemprego aumenta e os recentes casos que envolvem a Ministra da Educação e a DREN, como o afastamento da Associação dos Professores de Matemática, a declaração de inconstitucionalidade da repetição de exames do ensino secundário e o processo ao prof. Charrua por dizer umas privadas baboseiras acerca de Sócrates, configuram uma imagem do Primeiro-ministro que não se harmoniza com a tradição do PS, nem com o espírito da democracia e fazem recordar outros tempos.

Naturalmente, tudo isto começa a “entalar” Sócrates e percebe-se que lhe possa vir á memória um velho truque: depois de passar em Abrantes pela multidão que o vaiava, sai do carro e vai enfrentar com sorrisos e saudações as pessoas que gritam slogans (alguns do tipo charruano) hostis. Logo a seguir, declara aos jornalistas. «o Governo precisa de crítica e de a encarar com fair-play, porque tudo faz parte da festa da democracia.»

Mas, para que este gesto seja sincero, o Primeiro-ministro tem de ser consequente com o mesmo: de imediato terá de demitir quem no Governo já deu provas de não aceitar criticas e, consequentemente, não se harmonizar com a “festa da democracia”.

Se a Ministra da Educação, a Directora da DREN e outra gente, que no aparelho de Estado, já deu provas de intolerância para com as críticas, não for demitida, temos de concluir que a sua “tirada” em Abrantes não passa de um truque. Um truque parecido com aqueles que nos relatam os filmes italianos dos anos 70.

Comments:
pensei que tinhamos como presidente Cavaco, ou estarei enganado?
 
Não está enganado e no texto diz-se, o P.R, (depois) Mario Soares. A virgula serve para separar.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?