domingo, fevereiro 11, 2007

 

A vitória da tolerância e do respeito pela diferença

No referendo a maioria dos votantes considerou que a IVG deveria ser despenalizada. O resultado esperava-se. A própria abstenção parece não ser diferente da que geralmente surge em outros países, em referendos similares.

A campanha pelo SIM ou pelo NÃO, com excepção dos fundamentalistas, deixou duas grandes lições:

1º - quando a sociedade civil se envolve na luta por aquilo que acredita, o debate ganha em rigor e honestidade, torna-se mais esclarecedor e a argumentação é mais convincente.

2º - acontece com a Igreja Católica o que já aconteceu com o Futebol. Se 90% dos portugueses são católicos, os imperativos de consciência afirmaram-se de forma livre e sem condicionamentos. Tornou-se evidente que a consciência dos católicos não se deixou condicionar pela Hierarquia da Igreja e orientou a sua decisão pelas exigências cívicas de tolerância e respeito pelas opiniões diferentes.

Esperamos que os partidos e os políticos saibam aprender com as lições que proporcionou o excelente debate (com excepção dos fundamentalistas) que se desenvolveu em torno do referendo.

A democracia ganha sempre que o debate deixa de ser mero espectáculo e se torna num confronto e partilha de argumentos que se orientam por valores.

Comments:
Estou plenamente de acordo consigo.
 
Espero que a vitória do SIM, que desejei mais expressiva, contribua verdadeiramente para que as mulheres que são confrontadas com uma situação de interrupção possam, gradual e paulatinamente, pedir auxílio médico, psicológico, etc, sem receio de serem estigmatizadas.
 
Penso que devagarinho, por pressão das boas consciências, atingiremos esses objectivos.
 
Camarada:
Pediu-me a Mariana, penhorada, que lhe transmitisse os agradecimentos dela pelo seu manual de Filosofia, que ela, orgulhosamente, ostenta. Disse-lhe a professora, que o usa, agora, nas suas aulas, para explicar as coisas, que é bastante melhor do que o adoptado.
Um abraço, também ele penhorado. cr
 
Fico contente e um beijinho para o seu lindo rebento.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?