domingo, fevereiro 04, 2007

 

Um projecto inovador

Ontem inaugurou-se, com a presença do Ministro doTrabalho e da Solidariedade Social, José António Vieira da Silva, o projecto «apartamento de autonomização». Consta de um espaço (um T2) onde passarão a viver, de forma autónoma, seis educandos do Instituto Profissional do Terço (uma instituição que acolhe crianças e jovens em risco encaminhados pelo Tribunal de Menores ou pela Segurança Social).

Este projecto pretende proporcionar a jovens (com idades a partir dos 15 anos, vindos de uma situação de risco e estando em transição para a vida activa) competências de autonomia, desde saber gerir uma casa, assumir compromissos económicos e criar o seu projecto de vida.

Para desenvolverem estas competências é-lhes dada uma determinada verba que eles depositam num banco e aprendem a gerir. Serão acompanhados por técnicos de inserção social que os ajudarão a elaborar um projecto de vida, desenvolver os seus currículos profissionais, lidar com bancos, procurar emprego ou, se for caso disso, criarem a sua própria empresa.

Esta é uma iniciativa pioneira no âmbito do projecto de autonomia de jovens acolhidos em situação de risco.

Comments:
Parabéns, Primo, por esta notável iniciativa do Instituto Profissional do Terço.

Desta feita, ficou bem na foto...
 
Como vê, o meu amigo não se pode queixar de mim.
Um abraço
 
Parabéns Primo.Louvável, sem dúvida. È a diferença entre ética teórica e ética prática.Aquela habita apenas na nossa mente e coração, esta manifesta-se em actos. Tipo o fumante diz para o filho que o fumo mata e até acredita nisso, mas continua a fumar ( ética prática).
Afinal a sociedade civil está empenhada.
Abraço
 
Parabéns Primo (Pai)

P.S. ficaste bem na fotografia, até pareces mais magro. :)
 
Caro Ferreira, a distinção entre ética da responsabilidade e ética da convicção, feita por Max Weber, é muito importante, tal como as questões colocadas pela ética aplicada. Mas eu penso que a ética é uma postura que nos compromete com a nossa própria consciência. Nunca deve ser instrumental; isto é um comportamento para ser elogiado pelos outros.Obrigado pelas suas considerações.

Joaninha fiquei contente com a tua vizita. Aparece mais vezes, não só para comentares a minha elegância, mas sobretudo o que eu escrevo.

Um beijinho.
 
Estão a ver como eu tenho razão em dizer (depois desta explicação do "Primo" ao nosso amigo Ferreira)que ele, Primo, é um portento de cultura?
 
Nem na magreza, pesar da boa vontade da minha filha.
Estava a tentar pôr o skype a funcionar, mas não consigo.
 
Cabral-Mendes, o nosso Primo é de facto um portento de cultura. Apelidei-o, antes, de Pedagogo.Importa, no entanto, referir que a explicação, neste caso « a ética nunca deve ser instrumental; isto é um comportamento para ser elogiado pelos outros»,seria desnecessária, , pois é assim que a entendo, embora nunca tenha lido Max Weber. O Elogio dá-lo quem quer, sem confundir com lisonja, a quem ache que o merece.
Abraço
 
Amigo Ferreira, a lisonja não é, de facto, para nós.

Olhe, fiz agora um pequenino texto acerca do noso Amigo Magalhães. Coloquei-o na minha modesta folha, lá onde coloco os meus pensamentos, como Vexa sabe...olhe, "ele" há aí uma série de Amigos, Religiosos e Religiosas que fazem o favor de me lerem, discretamente, aqui de Lisboa e Fátima...que isto do "pessoal" da Igreja ele é todo discrição..talvez chame a atenção para esta obra...

Um Abraço!
 
Cabral-Mendes, é bem verdade « é só discrição ».Boa chamada de atenção!
Vamos falar baixinho, que o Primo deve estar a dormir.
Boa noite!
Outro Abraço!
 
Parabéns, Caríssimo.
Fico contente por vê-lo empenhado em projectos de integração, tarefa árdua nos dias que correm e acredito que não tenha sido nada fácil levá-la por diante (sobretudo, chamando o estado a intervir).
Tem, portanto, bons motivos para estar orgulhoso.
Espero que os resultados correspondam às melhores expectativas e vos permita pensar em multiplicar a fórmula, abrindo mais espaços, e aumentarem os jovens acolhidos.

2007 é o ano europeu da igualdade de oportunidades para todos. Ora, ai está um excelente contributo para essa igualdade de oportunidades.
 
Caros Amigos:

Talvez o Pascal tenha dito o seguinte: “cada um vê o outro com os olhos (ou óculos) que expressam os seus sentimentos. Por isso, o que dizem do outro reflecte mais os sentimentos de bondade de quem vê (os seus óculos) do que a qualidade do que é visto».

Se pascal não disse isto, é, pelo menos, o que eu penso.

Hoje vou à “Eira do Bica” em Vouzela. Um dia havemos de combinar um jantar nesse restaurante. Tem um ambiente familiar e come-se muito bem. Vou com os meus amigos do costume. Vai ser um jantar de caça e também de um “pata negra”, que todos os anos é comprado para este repasto.

Vou ver se descubro o blog do nosso amigo monárquico.

Um abraço para todos.
 
Bem, temos de inventar aí um fim-de-semana para uma boa jantarada de Sexta à noite, ou melhor ainda, de Sábado! Com as patas negras todas...
 
Estou nessa! Acabo de chegar. O entusiasmo do convivio e, sobretudo, do repasto fez-me esquecer das máquinas de filmar e de fotorafar que tinha levado. Ficou na "eira" tudo. Queria fazer um post sobre o encontro, mas fica para outra altura.

Viva a República!
 
Também quero ir.

Viva a Amizade!
 
Agora é só combinar. talvez no carnaval!
 
Ah!... É preciso avisar a nossa amiga LN. Já há muito tempo que não a ouvimos!
 
Viva a Fraternidade!
 
E a Igualdade e a liberdade!
 
Caro amigo,
Já estou avisada e, advirto, estarei atenta à marcação. :-)
 
Acredite que não tenho tido tempo.
Alguns contratempos pessoais e algum trabalho por terras longínquas afastaram-me do monitor.
 
Que sorte!!!...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?