quarta-feira, janeiro 17, 2007

 

Miguel Torga deixou-nos há 12 anos


















Recomeçar

Recomeça ...
Se puderes,
E os passos que deres,
Nesse caminho duro do futuro,
Dá-os em liberdade
Enquanto não alcances,
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.



SEGREDO

Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.

Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que faça o pino
A voar...

Miguel Torga, in "Diário VIII"

Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, nasceu em 1907 em S. Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, Trás-os-Montes. Formou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra e escreveu, entre outros, “Contos da Montanha”, “Bichos”, “A Criação do Mundo”, “Senhor Ventura” ou “Vindima” e, na poesia, “Rampa”, “Abismo”, “Lamentação”, “Libertação” ou “Poemas Ibéricos”. Várias vezes nomeado para o Prémio Nobel da Literatura, Miguel Torga tornou-se um dos mais conhecidos autores portugueses do século XX.

Comments:
Miguel Torga, Primo.Tem razão.Provavelmente, melhor é não descer.Nem o Mundo parar.É um Segredo!Vale sempre a pena Recomeçar!O nobel não teria grande interesse para o Miguel Torga.
Abraço
 
Estou de acordo. Sabe que Miguel Torga tinha o vicio da caça? Eu cheguei a caçar com um sujeito de Laguaça que caçava com ele.
 
Penso que vi uma fotografia em que o Miguel Torga empunhava uma arma de caça.Nunca ouvi falar em Laguaça? Onde fica?
 
Fica no concelho de Freixo de Espada à Cinta. Lá no alto, perto de Carviçais, onde há um dos melhores restaurantes de Trás-os Montes, o Artur. Mas Carviçais já é do concelho de Moncorvo.
 
No Domingo vou a uma batida do javali na terra de Miguel Torga: Sabrosa.
É com um estranho sentimento que aguardo esta montaria e gostaria de encontrar amigos com recordações de estórias sobre a caça com o autor dos "Contos da Montanha".
 
É uma força da Natureza, Primo! Boa caçada! Antes de ler este seu comentário, ia-lhe fazer exactamente esta pergunta, juro que é verdade...Como é o Miguel Torga como caçador? É como o Primo?
Parece que agora não tem importância!
O meu Avó Materno caçava aos fins de semana, mas nunca saía dum perímetro de 5Km, perto de casa. E, coisa estranha ,gostava de ir sózinho! Nunca disse porquê? Mais tarde soube que, por vezes, saía com um ou outro amigo, e um deles levava com ele um animal, não sei o nome ( furão!!?? ), que obrigava as lebres a sairem do seu esconderijo.Julgo que foi a partir deste episódio que ficou ainda mais só! De todo o modo era um homem de poucas falas, integro, respeitador, bom.Feitios!
 
Essa é a marca dos bons caçadores, perdoe-me a imodéstia. O furão usa-se só para os coelhos. Mas há muito tempo que é proibido.
 
Sorriso!-:)
 
Caro Amigo: Não quer aparecer amanhã, às 21h30 na Univ. católica? Vai ser apresentado o livro"As pregas do véu de ombros"!
 
Já tinha decidido ir! sem dizer nada a ninguém!Só não sabia nem sei, ainda, se é a da Foz, ou a outra perto do IPO!
 
Da Foz. Eu esperarei lá por si.
Um abraço.
 
Outro abraço.
 
eu sou de tras-os-montes mais propriamente de laguaça. contudo resido no porto desde q nasci, mas de 15 em 15 dias vou la cima. tenho a dizer que o Artur nao é um restaurante por ai além. mas pontos tenho pena q pessoas q têm a mania q sabem deem palpites estupidos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?