quarta-feira, janeiro 24, 2007

 

Faleceu o Historiador

António Henrique Rodrigo de Oliveira Marques era Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Fez corrente com o seu método de investigar e a sua forma de interpretar a história. Não tinha uma concepção casuística, mas contextual e estrutural da história.

Foi condecorado com a Grande Cruz da ordem da Liberdade.

Desde muito novo esteve ligado à maçonaria e foi, depois do seu regresso do exílio, Vice-Grão-Mestre

Por participar nas greves académicas de 1962 foi afastado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, logo a seguir partiu para o exilo, ficando a leccionar nas universidades de Auburn, Flórida, Columbia, Minnesota e Chicago.

Regressou a Portugal pouco antes do 25 de Abril, mas só depois da Revolução dos Cravos teve direito a voltar a dar aulas na Universidade de Lisboa. Em 1976 tomou posse do lugar de professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido Presidente da Comissão Instaladora da recém-criada Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Escreveu mais de 60 volumes e mais de um milhar de artigos publicados em revistas, dicionário e enciclopédias.

É considerado um dos grandes especialistas em história da Idade Média portuguesa, como mostra a sua notável produção na área. Destacam-se das suas publicações, as seguintes obras: Hansa e Portugal na Idade Média; Introdução História da Agricultura em Portugal; A Sociedade Medieval Portuguesa (também traduzida para inglês); Guia do Estudante de História Medieval Portuguesa; Ensaios de História Medieval Portuguesa; Novos Ensaios de História Medieval Portuguesa; Portugal na Crise dos séculos XIV e XV; O «Portugal» Islâmico; História da Maçonaria; Política e Maçonaria.

Tive a honra de o conhecer: era uma pessoa distante nos primeiros contactos, mas depois extraordinariamente simpática e afável.


Onde quer que esteja, receba a minha admiração e respeito.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?