quinta-feira, dezembro 07, 2006

 

Só o diálogo é solução

O relatório da comissão independente que analisou a situação no Iraque não deixa dúvidas: não há solução militar para a guerra no Iraque. "Os Estados Unidos devem encontrar um meio para falar com o ayatollah Ali Sistani (a mais alta autoridade xiita do Iraque), com Moqtada Sadr (o maior adversário da ocupação) e com os líderes das milícias e dos rebeldes", indicou o relatório.

Só o diálogo com todas as forças envolvidas nesta guerra pode obter a pacificação.

Recordamos um “delgado” analista que quase todos os dias entra pela nossa casa dentro através da TV, afirmando convictamente: “Para os Americanos esta guerra é um passei pelo Oriente e vão morrer menos gente no Iraque que nas estradas portuguesas”.

Os que olham para as guerras como jogos de poder são assim. A guerra não é mero jogo de poder, nem o negócio do armamento: a guerra é sofrimento é fome, é miséria, como diria o Padre António Vieira.


Só o diálogo pode resolver conflitos. Por que será que esta conclusão, evidente em todas os conflitos, tem o preço de milhares de mortes, chegando sempre muito tarde!...

Comments:
Tem toda a razão.Mas "delgado" é a metáfora que me veio à cabeça para referir todos os delgados, chamem-se eles Pachecos ou Blairs. Eles são delgados, porque olham para o mundo com os olhos dos cifrões. Falta-lhes o que enche a alma da humanidade.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?