domingo, novembro 05, 2006

 

Hussein à espera de ser asssassinado

Saddam Hussein foi condenado à pena de morte por enforcamento, bem como o seu meio-irmão, chefe dos serviços de informação do Iraque e o antigo presidente do tribunal revolucionário iraquiano. Todos foram acusados de cometerem crimes contra a humanidade.

Naturalmente, todos os criminosos devem responder pelos seus crimes. Mas pergunta-se: um Estado poderá sentenciar a condenação à morte?!... Em nome de que valor se pode justificar essa condenação?!... E, ainda: será que o Tribunal que julga Hussein tem legitimidade para definir o que é um crime contra a humanidade?!... Será que tais crimes se aplicariam, para não falar em outros casos, aos americanos que despejaram as bombas sobre o Iraque?!...

Os problemas dos Direitos Humanos e a questão dos crimes contra a humanidade têm de ser colocados numa outra perspectiva: a necessidade de promover uma nova ordem internacional mais justa e mais solidária. Os crimes, como os de Hitler ou de Estaline, foram crimes feitos em nome de uma determinada concepção de Estado e isso só se combate, credibilizando uma nova ordem internacional apoiada na solidariedade e na paz, promovendo os valores da dignidade humana que justificam a democracia.

Um estado não pode tirar aquilo que ele não pode dar. Uma condenação à morte é exercer o crime de assassínio em nome do Estado.


Depois de assassinado, Hussein vai tornar-se numa poderosa bandeira contra os representantes do Estado que o assassinou.

Será que não percebem isso?!...

Comments:
Faltam agora o Pinochet , Bush pai e filho e mais uns poucos facínoras ainda vivos!
Gosta de desafios?

Obs: meu sobrenome é Amarante!

Um abraço

Marco Aurélio
 
Nada justifica a pena de morte. É uma barbárie. Sou absolutamente contra e ponto final.
 
Subscrevo na íntegra o seu postal, caro amigo.

Esta história de haver bons e maus ditadores já deu...
 
Camarada: deixei umas breves notas n'O Anónimo.
Abraço
 
Já lhe respondi.
abraço
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?