segunda-feira, outubro 16, 2006

 

Uma mulher de Causas

Quem é Regina Guimarães?

É uma mulher de causas. Apareceu, hoje, no interior do Rivoli, protestando contra a privatização desta casa de Teatro.

Regina Guimarães é uma das mulheres que marca o nosso tempo e, sobretudo, a cidade do Porto. É poeta, tradutora, professora universitária, dramaturga, letrista e cineasta.

Não é fácil encontrar nos últimos vinte anos em Portugal alguém com uma produção artística tão vasta e tão diversificada.

No ciclo “Vozes e Olhares no Feminino” promovido pela Porto 2001 e editado pela Afrontamento, aparece ao lado de escritoras como Agustina Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner, Teolinda Gersão ou Maria Velho da Costa.

A tua luta também é nossa. Força, Regina!



«««««««««»»»»»»»»»

“Fui expulsa da casa do mundo
por um irmão desconhecido.
Vendou-me os olhos e levou-me
à saída de todas as saídas.
Nunca mais achei o caminho
do meu claro quarto crescente
onde se nascia todo o dia.
Só me lembro de nascer, nascer, nascer
como uma labareda a pão e água.
(..)”


Regina Guimarães

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?