terça-feira, outubro 24, 2006

 

"Que valores para este Tempo?"

Com a devida vénia, retiro do incursões (http://www.incursoes.blogspot.com/) o anuncio de uma conferência na Gulbenkian sobre a crise geral de sentido na sociedade contemporânea. “Que Valores para este Tempo?”
Pensei que poderia contribuir para uma reflexão do tema com alguns textos. Não pretendo exercer qualquer acção apologética. O que me interessa é provocar um debate, com textos muito diferenciados, sobre esta temática. Espero os Vossos comentários. Começo com um texto sobre a própria crise de valores do nosso tempo, também designado tempo “pós-moderno”.

Texto 1


A "era do vazio"

"A modernidade, o futuro, já não entusiasmam ninguém. Será em proveito de novos valores? Melhor seria dizer que em proveito de uma personalização e de uma libertação do espaço privado, que arrasta tudo na sua órbita, incluindo os valores transcendentes. O momento pós-moderno é muito mais do que uma moda, revela o processo da indiferença pura na medida em que todos os gostos, todos os comportamentos, podem coabitar sem se excluírem, tudo pode ser escolhido conforme o gosto, tanto o mais operatório como o mais esotérico, tanto o novo como o antigo, a vida simples e ecológica e a vida hiper-sofisticada, num tempo desvitalizado sem referências estáveis, sem coordenadas principais"

G. Lipovetsky. A era do vazio. Ed: Relógio d'água, Lisboa.p39.




Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?