quarta-feira, outubro 25, 2006

 

"Que valores para este Tempo?"

Texto 5

Transcendência dos valores.


"Todas as proposições têm o mesmo valor.
O sentido do mundo tem que estar fora do mundo. No mundo tudo é como é e tudo acontece como acontece; nele não existe qualquer valor - e se existisse não tinha qualquer valor.
Se existe um valor que tenha valor então tem que estar fora do que acontece e do que é o que é. Porque tudo o que acontece e tudo o que é o é por acaso.
Não pode estar no mundo o que o tornaria em não acaso, porque senão seria de novo acaso.
Tem que estar fora do mundo."

Ludwig Wittgenstein, Tratado Lógico-Matemático,Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1987. p.138

Texto 6.

Os valores são criações humanas

“Os valores são estratégias mediante as quais orientamos a nossa conduta face aos problemas insolúveis que são inerentes às relações humanas; os nossos valores operam numa fronteira finíssima que separa os desejos solitários e as necessidades colectivas.”
(...) o que faz a máquina biológica do homem ser tão poderosa é a capacidade de modificar os seus actos através da imaginação: torna-o capaz de simbolizar, de projectar-se imaginativamente nas consequências dos seus actos, de conceptualizar os seus planos e de avaliar estes em relação a um sistema de valores. Somos os animais que criaram os valores com o objectivo de elucidar a sua própria conduta e que aprenderam as consequências dessa conduta, as orientam de novo para o futuro”.


J. Bronowski, in: A responsabilidade do cientista e outros escritos. Ed. Publicações D. Quixote. Lisboa

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?