quarta-feira, outubro 25, 2006

 

"Que valores para este Tempo?"

Texto 4

Ética autoritária e ética humanista

“Se não abdicarmos, como é ocaso do relativismo ético, da procura de normas éticas objectivamente válidas, de que critério nos serviremos para a sua formulação? A natureza do critério depende do tipo de sistema ético cujas normas tentamos formular. Os critérios de uma ética humanista são necessariamente diversos dos de uma ética autoritária.
No âmbito da ética autoritária, é a autoridade quem estatui o que convém ao homem e prescreve as leis e normas do seu comportamento; no domínio de uma ética humanista, o homem é, ao mesmo tempo, o legislador e o súbdito, a fonte formal ou agente regulador, e o sujeito do conteúdo das normas.(...)
A ética humanista é antropocêntrica; não, certamente, no sentido de que o homem seja o centro do universo, mas no sentido de que os seus juízos de valor, como qualquer outro juízo ou a própria percepção, encontram o seu fundamento na especificidade da existência humana e só ganham sentido quando são referidos a esta mesma existência; o homem é «a medida de todas as coisas». A posição humanista é a de que nada existe mais elevado e mais digno do que a existência humana”


E.Frommm. Ética e Psicanálise. Ed. Minotauro, Lisboa.pp 24-30

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?