quarta-feira, setembro 13, 2006

 

Quatro notícias merecem uma reflexão

1ª- Os juízes vão ser proibidos de integrarem os órgãos de disciplina e justiça do futebol.

A medida só peca por chegar tarde e a más horas. Criem-se tribunais desportivos, independentes dos clubes e acabe-se com comissões compostas por personalidades indicadas pelos clubes na esperança de que façam aos mesmos alguns “fretes”.

Espera-se, pelo menos, que os juízes que deram uma imagem degradante da sua profissão nas comissões de disciplina da LIGA ou da FEDERAÇÃO sejam responsabilizados por esse facto.

2ª Segundo o ministro da Justiça, os clubes e associações desportivas vão passar a responder na Justiça por crimes de falseamento de resultados e corrupção, podendo ser punidos com multas que chegam aos seis milhões de euros ou então com a extinção da entidade. O tráfico de influências também vai passar a ser constituído um crime. Esta medida atingirá as pessoas colectivas, quando os crimes forem cometidos «pelos seus órgãos, pelos seus representantes ou por pessoas que ajam a seu mando».

Apoia-se a medida, mas espera-se que a penalização do tráfico de influências atinja os partidos, as autarquias e os ministérios.

3ª- A Câmara do Porto condicionou o apoio técnico e logístico a três filmes que serão rodados na cidade a uma cláusula que obriga cada um dos produtores a não "expressar publicamente afirmações que ponham em causa o bom nome e imagem do município" e a "não dar uma imagem negativa da cidade".

Existe nesta atitude algo surrealista e paradoxal. Então o Presidente da Câmara do Porto não entende que a “lei da rolha” é, por si mesma, o pior cartaz para o bom-nome e imagem do município?!... Em democracia a critica faz parte da própria natureza da sociedade aberta.

4ª O primeiro-ministro criou um prémio nacional para os professores, como uma «homenagem à condição de professor».

Isto cheira a algo do passado. Então os funcionários das escolas, de quem depende o ambiente que gera as condições de aprendizagem, não têm prémio?!...

A escola é uma comunidade educativa e a aprendizagem depende, sobretudo, de um trabalho de equipa. Não valorizar esta situação é não perceber nada do que promove a qualidade do trabalho do professor e o bom funcionamento das escolas.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?