sábado, setembro 23, 2006

 

Directora artística do Rivoli distinguida pelo Governo francês

Foi atribuída a Isabel Alves Costa a medalha de "Chevalier des Arts et des Lettres" pelo contributo à difusão da cultura francesa.

A importância deste reconhecimento nunca é demais sublinhar nesta ocasião, em que a programadora vê frustrado o futuro do seu trabalho.

Isabel Alves Costa esteve exilada em França e na Sorbonne, em 1997, concluiu o doutoramento em Estudos Teatrais.

Em 1993 tornou-se directora artística do Rivoli, Teatro Municipal, e foi fundadora do Festival Internacional de Marionetas do Porto. Publicou, entre outras obras, “ lutar para dar um Sentido à Vida"
,"O Desejo de Teatro" e "O Fantoche que Ajuda a Crescer", escrito em co-autoria com Filipa Baganha.

Numa outra cidade, o trabalho de Isabel Alves Costa ao serviço da animação cultural seria reconhecido e estimulado. No Porto, cidade onde a programadora nasceu e dedicou o seu saber ao serviço da cultura, o poder político vai dispensar os seus serviços, o festival de marionetas desaparecerá por falta de apoios e o Teatro Municipal vai ser entregue à exploração de privados.

A cultura francesa é, para a minha geração, a grande referência, a que fez descobrir o valor da cultura na construção de uma sociedade mais justa e humana. Registamos, por isso, com muita alegria, o facto do governo francês reconhecer o trabalho de Isabel Alves Costa, premiando a programadora pela sua carreira e contributo à divulgação da cultura.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?