quarta-feira, agosto 02, 2006

 

Despachem o "complex" Valter Lemos!!!

Em 13 de Julho, Valter Lemos ( ex-vereador -- pouco assíduo -- pelo CDS na Câmara de Penamacor e actual Secretário de Estado pelo PS) despachou a abertura de um regime excepcional para os exames nacionais de Química e Física (novos programas), permitindo a repetição dos exames na segunda fase e aos alunos concorrer, com a melhor das notas obtidas, à primeira fase de acesso ao ensino superior.

O Secretário de Estado desconhecia (como é seu timbre!...) que um despacho que não está regularizado é uma determinação arbitrária, sem força legal.

Por isso, o diploma do Governante gerou polémica entre pais, sindicatos e partidos que o consideraram anti-constitucional.

Para regularizar e corrigir a “leviandade” do membro do governo, o Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei, promulgado sexta-feira pelo Presidente da República, que prevê a generalização deste regime excepcional no futuro.

Obviamente, o decreto-lei impõe a publicação de "um despacho fundamentador” do regime especial.

O Secretário de Estado foi, então, obrigado a emitir um segundo despacho que corrigisse a nulidade do primeiro.

Entretanto, o Provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, considera que a excepção veio desvirtuar o processo de candidaturas à Universidade e, para corrigir o complex da situação, recomendou a criação de vagas adicionais no ensino superior, uma vez que, no limite, "determinado aluno pode obter o lugar que antes caberia a outro".

Em síntese, tantos despachos e uma lei só veio complicar tudo. Seria tudo mais simples, se fossem abertas mais vagas no ensino superior para os alunos dos novos programas.

Concluindo: se Sócrates quer pôr a funcionar o simplex, tem de despachar do ME o complex Valter Lemos .

Comments:
Politicamente é muito flexível este Valter e profissionalmente muito abstencionista. Não admira que seja o secretário de estado mais empenhado em denegrir a imagem dos professore. A incompetência espantou-se sempre dessa forma. O Freud que o diga!... E o PS que não se fie nas sondagens....
 
Bem...eu acho que se ele tem o aval da ministra e de Sócrates (e mesmo de Cavaco)- então teriam de sair todos...se eles nem as leis conhecem, quanto mais a vergonha que deviam ter...
Recomendar-lhes-ia, entre outros, a leitura atenta de um artigo/
entrevista de José Gil no nº7 de Pontos nos iis.
Mal vai um país onde o ministério que mais poupou foi o da educação.
E depois queixam-se do abandono escolar, dos maus resultados ( culpa, dizem, são os professores) -e da fuga dos melhores dos nossos para países onde lhes sabem reconhecer o mérito.Por vezes é mesmo uma «tortura». como disse Maria João Pires, que foi mal entemndida - viver aqui , nesta «'austera, apagada e vil
tristeza».E apetece dizer,com amargura, parafrasenando Almada Negreiros que, se gente desta é portuguesa, então quero ser espanhola!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?