domingo, agosto 27, 2006

 

Deixou-nos Veiga de Oliveira

Faleceu o Eng. Alvaro Veiga de Oliveira. Conheci-o em casa do meu compadre, José Mendonça. Eram amigos desde os tempos de estudante, participaram ambos nas lutas académicas e os dois fundaram, pouco depois de se terem licenciado, a Betar, uma empresa de projectos da construção civil. Foi a forma que encontraram para, nessa altura, superar as dificuldades de emprego na função pública.

Veiga de Oliveira nasceu em S. João da Pesqueira, estudou no IST, desde muito cedo ligou-se ao PCP, foi diversas vezes preso pela PIDE e atribuíam-lhe o recorde de resistência à tortura do sono. Depois do 25 de Abril foi ministro dos Transportes e Comunicações do IV Governo Provisório e Ministro do Equipamento Social e Obras Públicas do VI Governo Provisório do almirante Pinheiro de Azevedo.

De convicções muito firmes, era, no entanto, um homem de diálogo e de um pensamento livre. Com Silva Graça, Sousa Marques, Vítor Louro,Dulce Martins e Vital Moreira integrou o conjunto de dissidentes comunistas conhecido como «grupo dos seis».


Após a saída do PCP, integrou em 1995 a Plataforma de Esquerda e mais tarde filiou-se no PS. O seu último acto político público foi o apoio à candidatura a Belém do actual Presidente da República, Cavaco Silva.

Deixou-nos com 77 anos. Pediu para ser cremado e da sua morte só avisar alguns amigos, entre os quais o meu compadre.

Estou a vê-lo enfiado num sofá a afivelar um sorriso que intervalava com gestos determinados durante uma amiga conversa.

Deixou-nos uma saudade imensa.



Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?