quinta-feira, julho 20, 2006

 

Quimicamente imperfeito

O polémico exame de Química do 12.º ano, do novo programa, repetido ontem devido às más notas obtidas na primeira fase, foi considerado mais acessível pelos alunos que beneficiaram da excepção criada pela ministra da Educação.

Outra coisa não seria de esperar: o primeiro exame foi quimicamente imperfeito -- nem PS (s), nem catedráticos, nem a comunidade cientítica se entenderam quanto à interpretação do próprio exame.

Comments:
Já fiz parte de um grupo que elaborava os pontos de exame a nível nacional. Quando estavamos mais conscienes dos problemas inerentes a essa tarefa (e são muitos!), o governo mudou e o novo ministro escolheu outra equipa. Se quem escolhe a equipa que desenvolve tal tarefa é o ministério, naturalemente, o trabalho dessa equipa reflecte a imagem do ministério. Não tenha dúvidas!

A única arma que uma classe profissional tem para obrigar a um diálogo que consiga fazer convergir interesses entre os que tutelam e os que são governados por essa tutela é a greve. Foi assim desde os primordios da modernidade e foi com as greves (muitas delas levaram a perseguições e mortes) que os direitos sociais que fazem já parte da dignidade do homem foram conseguidos. E a greve tem mais efeito, onde doi mais.

Naturalmente, a ideia de que os "meus interesses" nada têm a ver com os "interesses dos outros", faz com que estejamos de costas viradas uns para os outros. Mas o Sol quando nasce é para todos e o direito à greve não pode ser limitado por interesses particulares. Obviamente, há que respeitar o que se considera serviços minimos. Mas isso é governado por uma lei que obteve o acordo pelos sindicatos e governos.
 
O primeiro pot é e um primitivismo atroz, porque não pensar o contrário a ministra mandou fazer uns exames tramados para para puder pisar mais os profs. é como a história da garrafa.
As escolha de quem os exames é da inteira responsabilidade do ministério e ultimamente até são amiguinhos deles. O que aconteceu foi incompetência, ausência de planeamento e de gestão das actividades. parece que não existiu:
-formação por parte do ministério a quem leccionou estas disciplinas
- provas modelos com critérios de correcção para os lunos treinarem
-falhas graves na elaboração destes exames. se quiser pode talvez ler erros
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?