quarta-feira, julho 12, 2006

 

Não apaguem a memória!

O núcleo do Porto do movimento cívico "Não apaguem a memória!" é um grupo de cidadãos animados pelo espírito do desenvolvimento cultural da cidade, sendo as suas iniciativas de carácter regional. Tem como finalidade última a preservação duradoura da memória dos combates pela democracia e pela liberdade em Portugal e, consequentemente o aprofundamento do conhecimento sobre os factos ocorridos durante o "Estado Novo" e sobre os locais de memória do aparelho repressivo e da resistência à opressão.

Os seus objectivos abrangem as vertentes da acção cívica, da investigação histórica, da produção de materiais didácticos e da divulgação das actividades tendentes a romper o silêncio em torno dos processos desencadeados pela PVDE/PIDE/DGS contra os cidadãos opositores ao regime totalitário.

A 14 de Julho, sexta-feira, promove a sua primeira sessão pública no Porto, no Teatro do Campo Alegre, onde, a partir das 18 horas, será exibido o filme de Susana de Sousa Dias "Natureza Morta". Após o seu visionamento, terá lugar um debate com a presença da autora e do historiador Manuel Loff. Esta sessão tem a colaboração com Medeia Filmes, que detem os direitos de exibição deste filme .


A 15 de Julho, sábado, a partir das 14.30h, será realizada uma visita de estudo ao edifício do actual Museu Militar do Porto, em cujos espaços funcionou a polícia política do chamado "Estado Novo". Esta visita será guiada por cidadãos que estiveram encarcerados nessas instalações Seguir-se-á um colóquio entre os participantes.

maismemória@gmail.com

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?