segunda-feira, julho 10, 2006

 

Aniversário de Marcel Proust (10 de Julho de 1871)

Trate de conservar sempre um pedaço de céu...

- Salve, amigos!- dizia-nos ele vindo ao nosso encontro. - Tendes a felicidade de viver muito tempo aqui; eu amanhã tenho de regressar a Paris, ao meu nicho.
Ah -acrescentava com aquele sorriso docemente irónico e desapontado, um pouco distraído, que lhe era próprio -, é certo que na minha casa há todas as coisas inúteis. Só lá falta o necessário, um grande pedaço de céu como aqui. Meu rapazinho, trate de conservar sempre um pedaço de céu por cima da sua vida - acrescentava, ainda, virando-se para mim. -Tem uma linda alma, de uma qualidade rara, uma natureza de artista, não deixe que lhe falte aquilo de que precisa.

Marcel Proust
( Em Busca do Tempo Perdido -vol.I-Do lado de Swann)

(excerto enviado
por Amélia Pais)

Obs:
Valentin Louis Georges Eugène Marcel Proust (
10 de Julho de 1871 - 18 de Novembro de 1922) é um escritor francês. Filho de Adrien Proust, um professor de Medicina famoso, e Jeanne Weil, alsaciana [alemã] de origem judia, Marcel Proust nasceu em Paris numa família rica que lhe assegurou uma vida tranquila e lhe permitiu frequentar os salões da alta sociedade da época.
A sua principal obra “Em Busca do Tempo Perdido” está traduzida em português Publicou, ainda, novelas e fez traduções de diferentes autores, essencialmente ligados à estética. Faleceu de bronquite em 1922

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?