domingo, julho 30, 2006

 

AMI no Líbano

Liderada por Fernando Nobre, uma equipa da AMI partiu sexta-feira, dia 28 de Julho, pelas 07h40 do Aeroporto da Portela para o Líbano, onde já presta assistência humanitária.

Composta por três elementos (um médico, um enfermeiro e um logístico), esta equipa a partir de Sábado já distribui medicamentos, alimentos e água nas zonas mais afectadas pela guerra à população mais afectada por este conflito, nomeadamente mulheres e crianças.

Actualmente, a situação humanitária no Líbano é gravíssima, estimando-se que os deslocados superam as 700 mil pessoas. Muitas delas apresentam sinais de stress traumático e encontram-se a viver em situações de extrema precaridade em escolas, edifícios públicos ou com famílias de acolhimento. Destas, perto de 150 mil encontraram refúgio na fronteira síria e apresentam como doenças mais referenciadas, para além dos já referidos traumatismos psicológicos, ferimentos, infecções respiratórias, diarreia e toda uma panóplia de doenças crónicas, como hipertensão, diabetes e doenças do foro cardio-vascular.

Para além de prestar assistência à população libanesa, a AMI vai igualmente identificar estruturas danificadas pelo conflito, como escolas, equipamentos sociais e centros de saúde para posterior reconstrução e reabilitação.

Não é a primeira vez que Fernando Nobre está no Líbano. 24 anos depois da Guerra Civil, onde prestou assistência e auxílio à população libanesa, o Presidente da AMI regressou a Beirute. Mais uma vez, pelos piores motivos.

Lisboa, Julho de 2006

Para apoiar a AMI http://www.fundacao-ami.org/ami/matriz.asp
-----------------------------
Hoje é noticiado: O número de mortos no Líbano desde o início do conflito, em 12 de Julho, eleva-se a 750, e o de feridos a dois mil, segundo um balanço actualizado hoje divulgado pelo ministro da Saúde libanês.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?