sábado, junho 24, 2006

 

Viva o S. João!

As Festas de S. João têm origem na tradição judaico-cristã.

Na cidade do Porto as celebrações em louvor de S. João estão associadas a superstições: quem saltar a fogueira na noite de S. João, em numero ímpar de saltos e no mínimo três vezes, fica por todo o ano protegido de todos os males; as cinzas de uma fogueira de S. João curam certas doenças de pele; uma mulher que se rebole de madrugada sobre a erva húmida dos campos fica apta para conceber; as ervas e plantas aromáticas como o manjerico (planta símbolo por excelência desta festa), o alho porro (reminiscências de antigos cultos fálicos), os cravos e a erva cidreira possuem virtudes terapêuticas, garantem amores felizes ou casamento rápido e resolvem com sucesso negócios ou conseguem protecção contra os raios e os maus olhados; as orvalhadas são o suor ou a saliva dos deuses da fertilidade; os namoros arranjados pelo S. João são muito mais duradouros do que os que se formam pelo Carnaval “que não vêem chegar o Natal..."; etc., etc., etc..

O S. João tripeiro é, assim, uma grande festa popular de raízes profanas e religiosas. Dura toda uma noite, com uma cidade inteira na rua, em alegre e fraterno convívio colectivo.

A importância de S.João é manifesta nas Fontainhas, zona central das festas, onde se pode ver uma representação do baptismo de Cristo, feito por S. João Baptista. E para o festejar, o portuense criou a “cascata”. Muitas constituem verdadeiras obras-primas de imaginação criativa. Nelas está a figura do santo com o seu inseparável símbolo, o bíblico carneirinho que por sua vez, aparece associado a elementos pastoris e ao rebanho que nos traz à memória o manjar tradicional desta quadra festiva: o anho ou cabrito assado com batatas assadas e arroz de forno. Mas também não faltam, em arraial que se preze, a sardinha assada na brasa e o caldo verde da praxe e, no calor das fogueiras, já no inicio da madrugada, o café acompanhado pelo pão quente barrado com manteiga.

Mesmo aqueles que não seguem a religião católica, sentem-se, por isso, atraídos por estas festas.

Mais do que uma festa para honrar o nome de um homem dedicado a Deus, o S. João do Porto honra o que de melhor temos: os nossos amigos, a nossa família, a nossa Terra e a nossa vida.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?