domingo, junho 11, 2006

 

Uma justa homenagem

Promovida pela A25A e outras Associações foi, esta manhã no cemitério do Alto de São João, em Lisboa, promovida uma homenagem ao General Vasco Gonçalves, no dia em que se celebra um ano da sua morte.

No seu discurso, Saramago afirmou que «do 25 de Abril não ficou (hoje) nada, nada, rigorosamente nada» e considerou que «nem a democracia (que hoje temos) é uma herança directa da revolução». E, referindo-se a Vasco Gonçalves disse: «Este foi um homem muito mal tratado por aqueles que tinham obrigação de o respeitar e ele merecia esse respeito».

O prémio Nobel, questionado sobre o modo como encarava o crescente número de manifestações de movimentos de extrema-direita no país, a última das quais decorreu sábado, Saramago respondeu: «o que se passa em Portugal é relativamente propício a essa situação».

De facto, a crise de representatividade, a promiscuidade entre interesses públicos e interesses privados, a política-espectáculo, a corrupção e a crise de valores são factores que desenvolvem o vazio propício a uma ideologia de direita.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?