sexta-feira, junho 16, 2006

 

Requerimento:


Cópia de um requerimento que nos fez chegar Hugo Silva (criador deste blog)



Assunto: Hospital de S. Gonçalo (Amarante)

Dirigido a: Ministério da Saúde


O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda visitou o Hospital de S. Gonçalo, em Amarante. Verificámos as más condições e o estado degradado das instalações, à excepção dos serviços de Pediatria e Obstetrícia - curiosamente ameaçado de encerramento, que foram objecto de importantes obras de modernização e requalificação.
Os restantes serviços, quer clínicos quer de apoio técnico e administrativo, dispõem de instalações em péssimo estado de conservação. Particularmente chocante, é o serviço de urgência.
A urgência não dispõe de sala de observação, permanecendo os doentes, durante horas, em macas no corredor do serviço, sem qualquer privacidade, comodidade e tranquilidade, enquanto aguardam o esclarecimento da sua situação clínica.
A par das deficientes instalações, os problemas do Hospital de Amarante estão agravados pelo sub-financiamento crónico, aliás mantido em 2006, e pelo reduzido número de internos que anualmente são colocados em formação no hospital de Amarante, tornando assim mais difícil a renovação e alargamento do corpo clínico.
Mais recentemente, o anunciado encerramento da maternidade do Hospital de Amarante e a transformação da actual urgência médico-cirúrgica numa UBU (unidade básica de urgência), geraram entre a população mas, também, entre os profissionais de saúde, uma situação de grande instabilidade e insegurança quanto ao futuro, na medida em que receiam a redução, desvalorização e esvaziamento do seu Hospital.
Este receio ganhou outra amplitude quando alguns responsáveis da saúde anunciaram a intenção de criar um grande centro hospitalar em torno do Hospital Padre Américo (Penafiel), destinado a toda a população do Vale de Sousa e do Baixo Tâmega e que absorveria a actividade hoje desenvolvida pelo Hospital de Amarante, assim, condenado a transformar-se num hospital de retaguarda para cuidados continuados.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do BE requer ao Governo, através do Ministério da Saúde, os seguintes esclarecimentos:

1º O governo confirma a intenção de criar, a partir do Hospital Padre Américo, um grande centro hospitalar destinado a servir as populações dos municípios do Vale de Sousa e Baixo Tâmega, para atender e assistir uma população superior à actualmente servida pelo hospital de São João, a saber, uma super-unidade de cuidados médicos?

2ª Naquele contexto, o Governo vai transformar o Hospital de Amarante numa unidade de retaguarda para cuidados continuados?

3º O encerramento da maternidade e do serviço de urgência do Hospital de Amarante, tal como existem, são passos daquela estratégia de transformação da natureza, funções e vocação do Hospital?

4º O Governo considera ou não que as necessidades de saúde da população dos municípios do Baixo Tâmega, cerca de 250 mil pessoas, justifica a criação de uma Unidade Local de Saúde, tendo por eixo o Hospital de S. Gonçalo devidamente apoiado e financiado, mantendo e desenvolvendo as suas actuais valências e serviços, nomeadamente, a maternidade e a urgência médica e cirúrgica?

Lisboa, 14 de Junho de 2006

O Deputado do Bloco de Esquerda

Comments:
As minhas saudações revolucionárias ao BE e, particularmente, ao camarada e amigo de uma longiqua data, Hugo. Espero, este ano, conseguir ver algumas das suas obras de arqutectura que vai realizando, ali, por Aboadela, suponho eu!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?