terça-feira, junho 20, 2006

 

Parabéns Matilde, pelos seus 85 anos!

Matilde Rosa Araújo faz, hoje, 85 anos, sem celebrações. Numa entrevista confessou: "nunca comemorei aniversários, deixo-me ficar". E para sublinhar o que é mais importante para si, acrescentou: "Costumo dizer que tenho uma grande fome de vida, de estar com os outros. Devo muito aos encontros que tive. Os amigos não têm preço. E já perdi tantos... é como ter um xaile cheio de buracos e começar a sentir o frio."

Matilde Rosa Araújo nasceu em Lisboa em 1921. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora do Ensino Técnico Profissional em Lisboa e noutras cidades do País, assim como professora do primeiro Curso de Literatura para a Infância, que teve lugar na Escola do Magistério Primário de Lisboa.

Ultimamente, exerceu a sua actividade profissional, como professora, na cidade do Porto.

Autora de livros de contos e poesia para o mundo adulto e de mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças, a sua temática centra-se em torno de três grandes eixos de orientação: a infância dourada, a infância agredida e a infância como projecto.

Dedicou a sua vida, aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos.

Entre as mais de quarenta obras, constam alguns volumes sobre a importância da infância na criação literária para adultos, sobre a importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação da criança e sobre a educação do sentimento poético como mais-valia pedagógica.

Hoje é lançada a sua última obra, “A Saquinha da Flor” (Gailivro). Confessou ao DN não saber, exactamente, que proveitos tem tido pelos direitos de autor do que tem publicado.

Parabéns, Matilde!

Comments:
Constato, com agrado que, por vezes, olhamos para o mesmo lado...

Um abraço!
 
Talvez mais vezes do se julga. Como diriam os hermeneutas, fazemos as mesmas perguntas e por vezes encontramo-nos nas mesmas considerações.

Só, hoje, li o seu comentário, bem como um outro sobre caminha.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?