quarta-feira, junho 14, 2006

 

"Não Apaguem a Memória"

Numa iniciativa do movimento “Não Apaguem a Memória”, tive oportunidade de voltar a visitar as instalações da PIDE na Rua do Heroísmo no Porto.

Recordar as minúsculas salas onde eram feitos os interrogatórios aos presos políticos deixa sempre um aperto silencioso de revolta na alma. As salas de interrogatórios eram de dimensão muito escassa: não sei se teriam mais de metro e meio de comprimento por um metro de largura. Dispunham-se lado a lado, com um corredor entre elas, onde o preso, que aguardava para ser interrogado, ía ouvindo gritos de sofrimento e de rancor que vinham dos interrogatórios. Tudo estava preparado para incutir uma enorme fragilidade psicológica a quem esperava a sua vez.

O fascismo era isso: um regime de terror e de medo: “Não Apaguem a Memória” é um movimento que procura recordar que o fascismo existiu e existiu com a sua carga terrorista. Para já, o Movimento pretende deixar nessas instalações, hoje transformadas em Museu Militar, um roteiro dos lugares de terror que ali existiam.

Curiosamente, essa casa foi legada, nos princípios do séc XX, suponho que pela família “Coimbra”, a uma instituição religiosa para tratar crianças abandonadas. Depois, essa instituição mudou de lugar e mais tarde, em 1948, o Estado Novo adquiriu as instalações e aí colocou a sede regional da polícia política.

O movimento “Não Apaguem a Memória” vai procurar lembrar o que ali aconteceu durante o tempo da PIDE/DGS e reconstruir uma espécie de roteiro da resistência contra o fascismo e de luta pela liberdade.

Qualquer apoio pode ser enviado para a sede nacional do movimento, através do site
http://maismemoria.org/arquivo.html


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?