segunda-feira, junho 19, 2006

 

Exames nacionais

Os exames nacionais começaram hoje, pelas nove da manhã. Mais de 61 mil alunos entraram nas salas de aula da sua escola para realizar provas de Português B ou de Português A (Humanidades).

A "reforma" prevista pela Ministra da Educação levará um salto qualitativo do ensino público em Portugal. Segundo um e-mail, enviado de Caminha por uns amigos, atingir-se-á a quarta fase do ensino em Portugal

1ª fase (antes de 1974): O aluno ao matricular-se ficava automaticamente chumbado. Teria de provar o contrário ao professor.

2ª fase (até 1992): O aluno ao matricular-se arriscava-se a passar.

3ª fase (actual): O aluno ao matricular-se já transitou automaticamente de ano, salvo casos muito excepcionais e devidamente documentados pelo professor, que terá de incluir no processo, obrigatoriamente um "curriculum vitae" extremamente detalhado do aluno e nalguns casos da própria família.

4ª fase ( em vigor a partir de 2007): O professor está proibido de chumbar o aluno; nesta fase quem é avaliado é o próprio professor, pelo aluno e respectiva família, correndo o risco (quase certo) de chumbar...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?