quarta-feira, junho 28, 2006

 

Ai TIMOR!...

Amanhã, quinta-feira, deverão chegar a Dili mais de 30 mil militantes e simpatizantes da FRETILIN

Receiam-se confrontos. Transcrevemos, com a devida vénia, o seguinte documento do blog: http://www.timor-online.blogspot.com/



Carta ao Presidente Xanana Gusmão:

Apelo ao Presidente da RDTL para parar a continuação da violência em Timor. Ao contrário do que V. Excelência previu a resignação do Primeiro-Ministro não só não resolveu nenhuma questão em Timor-Leste como somente complicou a situação.Continua o queimar de casas em Dili. A maioria das casas que estão a ser queimadas são, como deve estar ciente, propriedade de simpatizantes e militantes da FRETILIN.

Apelo-o a não agravar a já delicada situação. Há milhares de pessoas a manifestarem-se a favor do Primeiro-Ministro a quem o Ministro dos Estrangeiros acusa de ser impopular.

Vossa Excelência, por favor mostre as suas capacidades de liderança e o seu respeito pelas Democracia e não prejudique a entrada dos manifestantes que apoiam o Primeiro-Ministro.

Vossa Excelência tem autorizado e apoiado as concentrações dos que reclamam acções de Vossa Excelência que podem violar a Constituição e fazer perigar a Democracia em Timor-Leste.

A FRETILIN tem mostrado tolerância, por favor não continue a testá-la no interesse da nossa nação.

A FRETILIN tem mostrado que quer resolver a questão, mesmo apesar do pedido para a resignação dum legítimo Primeiro-Ministro ter sido uma decisão que Vossa Excelência tomou à margem do respeito dos limites da Constituição; O nosso Primeiro-Ministro respondeu a esse pedido no interesse da nação, por favor respeite este princípio.

Peço a Vossa Excelência que assegure que haja um diálogo adequado e consideração pela FRETILIN e que respeite o Parlamento.

Peço a Vossa Excelência que assegure que todas as facções rebeldes conhecidas como os “Peticionários” incluindo o Major Tara e as alegadas milícias sejam mantidas aquarteladas à guarda das forças de segurança estrangeiras na RDTL para que as suas queixas e alegações possam ser investigadas. Isso garantirá que as pessoas de Ermera possam ter alguma segurança e às de Dili regressarem à suas casas.

Peço ao Presidente da República que não se esqueça que a FRETILIN tem 55 membros no Parlamento.

Peço ao Presidente para não se esquecer que o povo mostrou confiança nas recentes eleições locais de 2005 livres e justas onde a FRETILIN ganhou a maioria dos votos.

Bastante é bastante.

Por favor lembre-se dos erros do passado porque a violência só traz violência.

Continuo a ser um cidadão orgulhoso de Timor-Leste.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?