segunda-feira, maio 29, 2006

 

O fim da picada

No ensino superior os professores já são avaliados pelos próprios alunos. E é curioso: por experiência própria, sei que muitos dos alunos que avaliam (em inquéritos que lhes são distribuídos nas assembleias) nem sequer vão às aulas. Agora, a Ministra da Educação manifesta o propósito de avançar com um modelo de avaliação dos professores do ensino básico e secundário feita pelos encarregados de educação. Se muitos pais que querem que seus filhos entrem nos cursos de medicina ou engenharia civil (onde julgam que não há problema de emprego e se ganha muito dinheiro) tiverem na mão este instrumento de pressão sobre os professores, vamos verificar, em muitas escolas, uma nova predisposição genética: filho de encarregado de educação tem de ser, geneticamente, génio.

Em muitas universidades, esta predisposição genética já se manifesta, quando os pais são professores universitários … Com encarregados de educação a avaliar professores, ela torna-se mais abrangente e, por isso, mais democrática.

Mas nada de estranhar: num Pais, onde deputados falsificam os seus currículos (de desenhadores tornam-se arquitectos ou engenheiros, p.ex.,), só faltava os pais avaliarem os professores.

Coitados dos outros alunos: os filhos de familias sem "encarregados"...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?