segunda-feira, maio 08, 2006

 

Divórcios a mais!!!

Segundo o Instituto de Política da Família, um organismo internacional independente, há um casamento dissolvido em cada 30 segundos na União Europeia.

O estudo, citado pelo diário espanhol "El Mundo", aponta quase um milhão de divórcios por ano na UE dos 25, mais 50% do que em 1980. Por cada dois casamentos, há um que se rompe. Curiosamente, Portugal encabeça o número de países com maior aumento da taxa de divórcio entre 1995-2004.

Há quem gaste uma fortuna numa viagem de núpcias a um país oriental e de regresse a Portugal já venha separado.

Porque será?!...

Será que o aumento de divórcios significa o esvaziamento do conceito de família ?!... E se a ideia de família não fizer sentido, fará sentido a ideia de sociedade, nação, pátria?!...

É certo que o conceito de família mudou. Mas, duma ideia de família não pode ser retirada a ideia de vínculos, raiz, pontos de apoio e é isto que está em crise.


Pensamos que o aumento de divórcios tem a ver com razões económicas e sociais e, sobretudo, com o modo de ver a vida que domina as sociedades neoliberais.

Há, hoje, uma plataforma contraditória de entender a vida, onde a arte é minimalista, a economia consumismo, a sociedade uma soma de egoísmos, o amor uma oportunidade sem vínculo, o casamento um espectáculo de exibicionismo triunfante e tudo o que obrigue a saber resistir, aguentar uma dificuldades, torna-se descartável. A vida decorre como o fenómeno do zapping: com obsessão por tudo sem se fixar em nada.

Quem pagará esta factura?!...

Naturalmente, as Sociedades Futuras.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?